ISRAEL DE OLIVEIRA SANTOS IMPULSIONA EMPREENDEDORISMO FEMININO EM BAIXA GRANDE


A força da mulher empreendedora tem endereço em Baixa Grande, no povoado de Italegre.
Associação das Mulheres Inovadoras e Produtoras de Italegre, criada há quase uma década a partir da necessidade de geração de ocupação e renda para as mulheres da comunidade, encontrou em Israel de Oliveira Santos (Israel Piscita), um parceiro fundamental para sua trajetória de crescimento e consolidação.


Desde sua idealização e posterior criação, a Associação tem recebido investimentos em capacitações, cursos, intercâmbios, participação em congressos e eventos, além da construção de parcerias estratégicas para fortalecer o empreendedorismo feminino na região. Uma das grandes demandas sempre foi a estruturação de uma unidade produtiva, e foi justamente essa necessidade que mobilizou esforços conjuntos e resultou em uma conquista histórica: a instalação da tão sonhada fábrica de confecções em Italegre.


O projeto começou a se concretizar graças à articulação política e institucional que envolveu a deputada estadual Maria Del Carmen, com o intermedio do Superintendente da DESENBAHIA, André Fidalgo, pela destinação de uma emenda parlamentar junto à Secretaria de Políticas para Mulheres/SPM, do Governo do Estado. Coube a Israel Piscita viabilizar a chegada desse investimento à comunidade, superando desafios e transformando dificuldades em oportunidades.


Com foco na qualificação técnica e profissional e geração de ocupação e renda, a iniciativa prevê formações na área de modelagem e produção têxtil, preparando as mulheres para o mercado cada vez mais competitivo. Além disso, uma estratégia moderna e eficiente de e-commerce está sendo elaborada para ser integrada ao projeto, garantindo que os produtos confeccionados sejam comercializados em plataformas digitais, alcançando consumidores de todo o país.
Entretanto, uma etapa bastante desafiadora foi superada recentemente por esse coletivo de mulheres guerreiras. Como esse suporte para reforma do espaço de instalação da fábrica não veio do poder público local, as próprias mulheres, com o apoio da equipe do Instituto Agrovida, mobilizaram mutirões e esforços coletivos para reformar a estrutura e viabilizar a instalação das máquinas, que já aguardavam há mais de um ano para entrar em operação.
Hoje, essa fábrica está se tornando uma realidade, não é apenas um espaço físico, mas um símbolo de resistência, trabalho coletivo e desenvolvimento sustentável. Com a inauguração iminente, mais de 60 famílias serão diretamente beneficiadas, tendo na confecção uma nova alternativa de renda e fortalecimento econômico.

Israel Piscita e o Instituto Agrovida, reconhecidos por suas atuações transformadoras, reafirmam seus compromissos com o desenvolvimento econômico do município, com a economia solidária, a valorização do trabalho feminino e o fortalecimento das comunidades rurais. Em parceria com a UNISOL Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários – e outras entidades comprometidas com o progresso social, Israel Piscita segue impulsionando mudanças e criando oportunidades reais para um futuro mais próspero e justo.
A fábrica de costura de Italegre é apenas o começo de uma história de sucesso que continuará sendo escrita com dedicação, esforço coletivo e inovação.
