Vereadora Nathy de Amós comemora conquistas importantes e cobra ações urgentes para Baixa Grande

Durante sessão na Câmara, parlamentar destacou aprovação de projetos, avanços na saúde, apoio ao esporte feminino e cobrou providências em áreas críticas do município
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Baixa Grande, a vereadora Nathy de Amós utilizou a tribuna para fazer um balanço de conquistas recentes e reforçar cobranças por ações prioritárias para o bem-estar da população. Com um discurso firme e recheado de gratidão e apelos, Nathy mostrou mais uma vez seu comprometimento com os interesses do município.
Um dos principais pontos de destaque foi a aprovação do Projeto de Lei 004, de sua autoria, que institui a carteira de identificação para crianças autistas e com doenças especiais. A proposta, aprovada por unanimidade, agora segue para sanção do Executivo Municipal. “É uma vitória para as famílias e um passo importante na luta pela inclusão e respeito”, afirmou a vereadora.
Ainda durante a sessão, foi aprovado o Requerimento 005/2025, que solicita ao prefeito o envio de um projeto de lei para o desmembramento da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Educação. Segundo a parlamentar, o objetivo é garantir mais autonomia e eficiência às pastas, que atendem áreas fundamentais da vida da comunidade.
Outro grande anúncio feito por Nathy foi a implantação de uma sala de estabilização – uma semi-UTI – no Hospital Municipal. O equipamento, foi conquistado por meio de articulação dela e do Presidente da Câmara e Vereador Negão do Lasca Gato uma emenda impositiva do deputado estadual licenciado Ângelo Almeida, que tem uma longa trajetória de apoio ao município. “É um sonho antigo da população e uma conquista que vai salvar vidas”, comemorou.
No campo do esporte, a vereadora parabenizou a seleção feminina de futebol de Baixa Grande, que irá disputar a final no próximo domingo. “Elas são guerreiras e mostram que lugar de mulher é onde ela quiser”, destacou, reforçando o apoio da Casa Legislativa ao esporte local.
A parlamentar também fez um convite à população para participar da inauguração da fábrica de corte e costura da Associação de Mulheres, fruto do trabalho do Instituto Agrovida, liderado por Juliana, e do idealizador Israel Piscita. “Mesmo após as eleições, Israel continua buscando melhorias para Baixa Grande. Essa iniciativa vai gerar autonomia e renda para nossas mulheres”, destacou Nathy.
Durante seu discurso, a vereadora também fez cobranças importantes. Entre elas, a urgência na licitação e recuperação dos mata-burros nas zonas rurais, a retirada de entulhos acumulados nas ruas, especialmente na Rua da Viela, e a contratação de agentes comunitários de saúde para áreas descobertas como Lagoa do Mamão.
Nathy também reforçou a necessidade de o município decretar estado de emergência devido à seca, o que possibilitaria o recebimento de recursos estaduais e federais para ações emergenciais de abastecimento. “Várias cidades já decretaram. Não podemos mais esperar enquanto nosso povo sofre com a falta d’água”, alertou.
Outra denúncia grave feita por Nathy foi contra a Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Segundo a vereadora, os prejuízos causados por quedas constantes de energia têm afetado moradores e comerciantes. A proposta dos vereadores é de ajuizar uma ação coletiva contra a empresa, exigindo respeito aos consumidores locais.
Por fim, ela também comentou sobre o problema recorrente de animais soltos nas estradas, que já causaram acidentes, inclusive fatais. Nathy reforçou a necessidade de conscientização e, se necessário, penalização dos donos dos animais para evitar novas tragédias.
Com um discurso equilibrado entre gratidão e cobrança, a vereadora Nathy de Amós reafirmou seu compromisso com a população de Baixa Grande, destacando a importância do trabalho coletivo e da união entre os poderes e a sociedade. “Nosso grupo segue unido, porque o nosso compromisso é com o povo”, finalizou.